quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DICAS - AQUARELAS DO site E-How parte 1

Como não enrugar o papel ao pintar aquarela

Escrito por nora zavalczki | Traduzido por gabriela de grazia
Como não enrugar o papel ao pintar aquarela
Use uma palheta de pintura para misturar as cores
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
O papel é uma superfície adequada para pintar com aquarela, com giz pastel e tinta acrílica e é mais barato comparado à tela e ao papel cartão, mas sua principal desvantagem é que adquire "rugas" ao pintar. O que pode acontecer também caso não guardado apropriadamente. Porém com uma preparação mínima, antes de pintar, você pode prevenir esse tipo de inconveniência. Lembrando que, o posterior armazenamento da sua pintura é essencial para evitar que o papel fique enrugado.
Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel de qualidade
  • Uma esponja
  • Grampeador
  • Lenços de papel
Lista completa

Instruções

    O papel

  1. 1
    Molhando o papel
    NA/AbleStock.com/Getty Images
    Escolha um papel de qualidade para os seus projetos de pintura, o ideal seria que seu papel pesasse mais de 60 kg/m², para que ele fique menos propenso a enrugar. Papéis mais pesados, de 135 kg/m², são mais resistentes aos efeitos da tinta e da água.
  2. 2
    Molhe seu papel com uma esponja úmida ou um pedaço de pano, como uma alternativa, mergulhe o papel na água e coloque-o em sua mesa. A umidade vai fazer com que o papel adira à superfície da mesa.
  3. 3
    Grampeie o papel à superfície na qual você vai trabalhar, para que ele não fique solto enquanto você pintar, faço isso primeiro na parte de cima central do papel e escolha grampear, outra vez, na parte direita ou esquerda do papel. Permita que o papel seque antes de começar a pintar, ele irá encolher.
  4. 4
    Use pouca água ao pintar para não encharcar a folha. Misture e dilua as cores em uma palheta e pinte as cores desejadas no seu papel. Se alguma área ensopar, use o lenço de papel para absorver o excesso. Caso queira algum tom pastel, experimente pingar apenas algumas gostas de água na pintura e espalhe a água com um pincel para obter um efeito de aquarela.
  5. 5
    Emoldurar ou não: eis a questão
    Jupiterimages/Creatas/Getty Images
    Permita que a pintura seque antes de retirar os grampos, corte as extremidades do papel para descartar os buracos criados pelos grampos.
  6. 6
    Armazene a pintura entre duas folhas de papel cartão. Meça o tamanho do papel pintado e acrescente 2,5 cm em ambos lados dos papéis cartão. Mantenha-os sob uma pilha de livros pesados por uma semana. Depois, enquadre a pintura ou deixe-a armazenada entre os pedaços de papel cartão.

Dicas & Advertências

  • Se o papel ficar enrugado depois da pintura estar pronta, umidifique a superfície de trás com um lenço de papel, com a parte da frente apoiada em outros lenços de papel. Cubra a parte de trás da pintura com lenços de papel e coloque livros pesados para pressionar o papel. Remova os livros após 12 horas.

Instruções para pintar folhas em aquarela

Escrito por bonnie weinstein crowe | Traduzido por pina bastos
Instruções para pintar folhas em aquarela
Folhas em aquarela podem ganhar vida com o toque certo
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Folhas tecnicamente adaptadas à aquarela são cruciais para uma cena de floresta ou de jardim. Há várias decisões a serem tomadas antes de você começar a pintar e, uma vez decidindo-se por um estilo, não há caminho de volta. Tipos de árvores, estações, hora do dia, paleta de cor e perspectiva são apenas algumas das perguntas que deve fazer a si mesmo no começo. Adquira ferramentas da melhor qualidade que puder; depois, planeje e pratique a técnica para uma folhagem eficaz antes de se comprometer com a peça final.

O que você precisa?

  • Tintas de aquarela
  • Pincéis para aquarela
  • Paleta de plástico
  • Papel para aquarela prensado no calor
Lista completa

Instruções

  1. Apronte os materiais. Um papel de qualidade, prensado a quente, para aquarela, deve ser preso a uma prancha, mesa ou superfície rígida, com fita de papel. Escolha vários tipos e tamanhos diferentes dos melhores pincéis para aquarela que puder — os de pelo natural são os melhores. Tenha muita água fria e limpa em vários recipientes, juntamente com papel toalha para limpar os pincéis e fazer vários efeitos com a tinta.
  2. 2
    Monte a sua roda de cores de tintas em uma paleta de plástico. Pergunte-se em que estação as folhas estão. As folhas de outono serão marrons, laranja, vermelhas, amarelas e verdes. As árvores do verão serão de vários tons de verde, com algum azul, talvez, ou amarelo, para as sombras e os realces. Tintas de cores básicas, como verde de Hooker, cinza de Payne, branco porcelana, azul ultramarino, amarelo de cádmio e sombra queimada, devem estar sempre à mão.
  3. 3
    Examine uma folha real em detalhe. Esboce a folha de leve a lápis no papel de aquarela. Desenhe os veios da folha com linhas finas.
  4. 4
    Coloque várias gotas de água limpa no papel sobre a folha desenhada.
  5. 5
    Lentamente, adicione pequenas quantidades de cor à água. Movimente a aquarela no papel com o pincel.
  6. 6
    Deixe as seções secarem entre as cores. Umedeça de novo para acrescentar sombra e realce.
  7. 7
    Ao pintar folhas em árvores, examine cuidadosamente que tipo de árvore estará pintando e esboce contornos meio indefinidos de árvores. Preencha as folhas nas árvores com vários pincéis ou use papel toalha para enxugar um pouco da água e do pigmento extra, para um efeito de folhas soltas.

Dicas & Advertências

  • A aquarela é um modo de pintar com água. Use muita água e certifique-se de que ela esteja sempre limpa.
  • Lave os pincéis muito bem entre as cores.
  • Se você colocar água demais no papel, enxugue-o um pouco com toalha de papel limpa.

Mais galerias de fotos

 

Como pintar ondas do mar em aquarela

Escrito por joy campbell | Traduzido por carolina rico
Como pintar ondas do mar em aquarela
Mascare as áreas para preservar a crista das ondas
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Divirta-se experimentando diferentes efeitos ao pintar ondas oceânicas usando aquarelas. A regra básica para pintar com aquarela é que as áreas brancas são deixadas brancas. Mascare as partes onde as cristas são formadas para mantê-las brancas e brilhantes. Ao aplicar a cor, os tons claros vão primeiro e, em seguida, desenvolve-se cada camada de cor para o tom mais escuro. Isso é o oposto de pinturas acrílicas ou a óleo, onde os tons escuros vão primeiro.

O que você precisa?

  • Barra de sabão branco
  • Tintas para aquarela
  • Pincéis
  • Jornal
Lista completa

Instruções

 

    Sabão

  1. 1
    Molhe o pincel em tinta azul e mova-o sobre uma barra de sabão (Ver Referência 1).
  2. 2
    Pinte no papel usando movimentos de ondas. O sabão criará um efeito de traços das ondas sobre o papel.
  3. 3
    Repita o processo usando outro tom de azul e crie mais movimentos de onda no papel.

    Jornal

  1. 1
    Mascare o papel com jornal, colocando-o aleatoriamente onde as cristas das ondas quebrarão e criarão a espuma branca (Ver Referência 2).
  2. 2
    Pinte a cor do oceano sobre o jornal com uma aguada de azul ou verde sobre pedaços de papel colocados aleatoriamente e deixe secar. Use uma variedade de aquarelas, aplicando as cores lado a lado e deixando que vazem umas nas outras. Deixe secar.
  3. 3
    Remova o jornal.

    Esponja marinha

  1. 1
    Usando uma esponja marinha molhada com máscara líquida, aplique-a no papel onde estarão as cristas das ondas. Isso manterá a área branca quando a tinta for aplicada sobre a máscara. Deixe secar (Ver Referência 3).
  2. 2
    Aplique vários tons de azul-esverdeado no papel, pintando lado a lado e puxando o pincel para criar o efeito de onda.
  3. 3
    Adicione tinta azul escura sob a máscara para contornar a espuma e adicionar sombras. Deixe secar e limpe a máscara líquida.

 


 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário