Eu não pinto em aguarela, mas acho a técnica de uma delizadeza extraordinaria, especialmente esta demonstração que vos apresento e que foi desenvolvida pelo artista Lian Quan Zhen
O resultado é fantastico, e mais sorpreendenta ainda é o procedimento utilizado na realização desta técnica.
Os Materials necessários
1.- As Aguarelas: São utilizados para esta técnica, tres cores de aguarelas, Antwerp Blue (Windsor and Newton), Naphthol Red e Hansa Yellow Deep (M. Graham &Co.)Cada cor é diluida separadamente com 3 colheres de cha de agua, cad auma no seu recipiente.
2.- O papel: Para esta técnica se utiliza o Papel de aguarela Arches140 LB prensado a frio em tamanho de 40x50cm
3.- Os pinceis: Se utilizam os pincéis redondos sintecticos nº 2, 4 e 6, e os pinceis planos angulados de 1 and 2 cm.
4.- Fluido para mascarar Pebeo
Procedimento passo-a-passo
Passo 1:
Realizar o desenho em lápis obviando alguns pormenores tais como as plantas na parte inferior direita e o pormenor das arvores.
Com o pincel plano angulado de 1cm aplicamos o fluido para mascarar na zona da cascata e as zonas que representem a agua, o ceu a algumas arvores como mostra a imagem.
Pasos 2:
Quando o fluido para mascara estiver seco, aplicamos agua em abundância com o dispensador começando pela parte superior esquerda.
Passo 3:
A seguir, aplicamos as tres cores de aguarela liquida na zona molhada. Colocando cada cor uma ao pe da outra e não por cima da outra.
Passo 4 :
Uma vez colocadas as cores nos sitios certos, Borrifamos mais agua sobre as cores de forma que estas comecem a se espalhar e misturarse.
Com a ajuda dos dedos misturamos as cores. Se ouver muita quantidade de agua, esta pode ser retirada com o pindel plano angulado de 2cm
Passo 5:
Nesta fase, borrifar mais agua sobre o canto inferior esquerdo.
Utilizamos o pincel plano angulado de 2cm para aplicar cor azul.
Imediatamente adicionamos mais agua para tornar a cor mais suave.
A seguir borrifamos com agua no canto inferior direito para aplicar as tres cores de aguarela e começar o processo semelhante ao descrito no passo 2
Passo 6:
A seguir, com o pincel redondo aplicamse azul e vermelho para definer as rochas.
Ao mesmo tempo que se coloca sobre a zona direita e esquerda inferior, mais cor azul e se espalha soprando intensamente com a boca.
Passo 7:
Todos os esxcesos de cor podem ser limpos com uma toalhinha.
Reliza-se o mesmo procedimento anterior aplicando vermelho, borrifando agua e soprando com a boca ate conseguir o efeito desejado.
Passo 8:
Neste passo os ramos das arvores são criados com pincel.
Da mesma forma o efeito da agua é realizada com os pinceis redondos realizando pinceladas que sugiram o movimento da agua.
Uma vez que a pintura estiver completamente seca, retiramos a camada de fluido para mascarar.
Passo 9:
Para criar um efeito nevoeiro na parte superior do quadro, devemos utilizer papel de cozinha. Retirardo o excesso de agua e as marcas em forma de bolas, conseguimos o efeito desejado.
As marcas em forma de bolas são muito conhecidas pelos aguarelistas, são as marcas que deixam os pigmentos quando ha excesso de pignemto e agua que fica acumulada num mesmo ponto.
Passo 10:
Para definer o efeito da cascata, utilizamos o pincel #4 ligeiramente humedecido e deixamos cair umas gotas arbitrariamente sobre a zona das arvores.
Com o pincel #6 se pintam as rochas e se definem as formas.
Passo 11:
Agora pintamos as plantas a volta da cascata.
Utilizando o pincel #2 aplicamos azul claro a volta da mancha amarela (que representa uma arvore) .
A seguir, com o pincel #6 aplicamos cor ao espaço negativo para dar forma ás arvores.
Aplicar cor ao espaço negative, significa, aplicar cor a volta da arvore e não á arvore em si propria. O que fazemos é aplicar as sombras a volta da arvore fazendo com que esta ao ficar mais clare,a destaque.
Passo 12:
Com mistura de vermelho e azul, criamos as sombras a volta das rochas fazendo com que destaquem as porções de agua que corre entre elas.
Os pontos que desejamos estacar, deverão ser mais detalhados, deixando outras zonas sem detalhe. Assim o ponto focal ou visual é destacado só numa parte especifica da pintura e ela fica menos rigida.
Tecnicas sugestivas e um excelente resultado,
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